Tribunal da Normandia
O Tribunal da Normandia se reune a cada sete anos, num covenant anfitrião, onde discute as questões do tribunal e aonde acontece o Torneio do Tribunal da Normandia. Aos vencedores do torneio, são dados prêmios, como fontes de vis e livros do tribunal.
Tribunais
Tribunal de 1221
Cunfin acusa Atsingani de ter pilhado itens que, embora mundanos, são essenciais para o funcionamento do laboratório de Cunfin, e, com isso, limitou seu poder mágico. Eles pedem que a decisão de 1116 não contemple itens de uso em laboratório. Cinereo Calvarian votou contra Atsingani.
Yainville passa a ser Town Senex de Cinereo Calvarian.
Dragon’s Rest requer a reabertura da fonte de vis do sul de Ruen, decidida off limits no Tribunal de 1179 por falha de Camile ex Mercere, e por não ter havido nenhuma evidência Infernal, que Fudarus repague metade da multa de 15 pawns. Foi decidido que a fonte seria reaberta. Cinereo Calvarian votou a favor de Dragon's Rest.
Leores D’azul pede a transformação do tropeaum da fonte de animal próximo à Ruen numa seisin, votado à favor.
Houve uma polêmica sobre o Host's Choice de Confluensis, que queria cancelar a prova. Com o voto de Monteverte a favor de manter a pontuação, Cinereo Calvarian ficou em terceiro lugar. No entanto, eles devem uma estação cada magi para Monteverte.
Novos covenants aprovados em 1221
- Cinereo Calvariam (Dragon's Rest)
- Arques (duas fontes de vis como reisins, uma delas na floresta)
- Leores D’azul (Eboris)
- Nuveau Rotomagus (Dragon's Rest)
Torneios
O atual vencedor do torneio da Normandia é MontVerte, já com várias vitórias. O principal do objetivo do torneio é dividir as fontes de vis da Normandia que não estão próximas dos covenants e, portanto, pertencem ao tribunal como um todo. Ele acontece na sequencia do Tribunal, a cada sete anos, e geralmente acontece próximo ao covenant que hospeda o Tribunal. Além dos tropaeum (fontes de vis comuns), são distribuídos estoques de vis, livros, items mágicos e outros prêmios. A distribuição é detalhada abaixo.
Todos os covenants reconhecidos da Normandia podem participar do torneio, com um time de até cinco Magi, sem contar grogs ou companions. Covenants não reconhecidos e pessoas externas ao tribunal podem participar pagando cinco pawns de vis por magus.
Tradicionalmente são seis as modalidades do torneio, sendo uma delas escolhida pelo covenant que hospeda o Tribunal. É de mau gosto o covenant host vencer essa modalidade. As modalidades são:
Hastiludium
É jogado por dois times com três desafiantes de cada lado. Cada jogador deve se equilibrar ou sentar em um objeto: um calderão, vassoura, barril, porco, banheira, qualquer coisa encontrada num vilarejo. O objetivo é atravessar o campo, usando de magia para mover sua montaria, e impedir que o time adversário avance. Qualquer magi que toque o chão é eliminado. É obrigatório passar por cima da linha central (nada de teleporte para o outro lado). É bem comum ferimentos nessa modalidade.
Certamen
Duelos de certamen, distribuídos aleatoriamente. O magus mais velho escolhe a técnica, e o mais novo a forma. O magus do time pode mudar de desafio em desafio.
Justa
Típico desafio medieval. É permitido o uso de magias na montaria, no magus, e em suas armas somente. O objetivo é derrubar o oponente, numa melhor de três corridas.
Melee (versão de Castra Solis)
Briga de grogs, onde cada time tem um magus e um time de grogs. O objetivo de cada magus é castar uma magia de toque, sem penetration (forceless), no adversário. Os grogs tentam impedir os magus. Podem ser usadas armas sem corte, como maças e porretes.
Dimicatio
Desafio de magia e contra-magia, onde os magi usam fast cast para se defender do ataque do adversário. Ao contrário do certamen, aqui as magias podem dar botch e causar Twillights impressionantes.
Host’s Choice
Varia a cada torneio, mas tipicamente involve algum tipo de desafio de habilidade mágica.
Pontuação
Cada time recebe pontos iniciais igual ao número de magi do seu covenant
- Hastiludium: 20 pontos para time vencedor, 10 para o segundo lugar, e 5 pontos para o terceiro e quarto lugar. Outros participantes ganham 1 ponto.
- Certamen: 25 para o finalista, 15 para o segundo lugar, 8 para terceiro e quatro lugar. Outros participantes ganham 1 ponto.
- Dimicatio: 23 para o finalista, 12 para o segundo lugar, 6 para terceiro e quatro lugar. Outros participantes ganham 1 ponto.
- Melee: 6 para o finalista, 2 para os lugares de 2 a 4, e 1 ponto para o quinto lugar. Não dá pontos por participação.
- Justa: 20 para o finalista, 8 para o segundo lugar, 3 para terceiro e quatro lugar. Outros participantes ganham 1 ponto.
- Host’s Choice: 12 para o finalista, 8 para o segundo lugar, 3 para terceiro e quatro lugar. Outros participantes ganham 1 ponto.
O total ordena os covenants. Desempate é feito por senioridade, baseado na data de fundação do Covenant.
Premiação
De acordo com uma tabela são distribuído tokens, que compram os prêmios. Exemplos de prêmios:
- Fonte de vis: tokens igual ao número de pawns por ano.
- Livros: tokens igual a build points/5. Ex, uma raiz (Lv 5 Q 15) custa 4 tokens. Um branch (Lv 20 Q 21) custa 9. Um tratado de Q10 custa 2 tokens.
- Items: tokens igual a build points/5. Ex, um Motivated Plow (Covenants, 52, ReTe 15) custa 2 tokens.
- Vis: um token por 5 pawns de forma ou 3 de técnica.
Torneio de 1221
- 1o lugar: MontVerte
- 2o lugar: Confluensis
- 3o lugar: Cinereo Calvarian